domingo, 30 de março de 2008

Chino x Money

Tenho muitos assuntos pendentes: o transito, a privataria universitària, as compras em Lima, a festinha dos intercambistas da San Marcos, a tv peruana, e outros...mas vou aproveitar este tempo em que minhas roupas estao de molho e, a pedidos, explicar a tomada de "busoes" aqui em Lima (porque nas estradas è outro assunto pendende) e puxar minha aparencia de gringo por nao ter olhos puxados. Aviso aqui tambèm que pretendo diminuir a frequencia de postagens porque daqui um mes vou estar postando sobre a percepçao artìsticas das pessoas que tomam a van em-62b quanto as falhas nas faixas amarelas da avenida La Mar. E para falar de Unicamp deixo que alguèm aì fale.
Aqui se toma busoes, que na maioria das vezes nao sao busoes, sao vans, em qualquer lugar. Sim, tirando nos bairros mais ricos, aqui nao existem pontos de onibus, atè existem, mas è mera formalidade. Assim como os pontos de onibus as tarifas nos adesivos tambèm sao para ingles ver, nao sò para ingles, mas para qualquer idiota que como eu nao conhece o Peru. Teoricamente existem umas 15 tarifas que nao sei todas, mas tem urbano, metropolitano, universitario, idoso, pre-natal e por aì vai. Mas na pràtica sò existem duas: 1 sol e "un chino".
Aqui è demais, porque existem coisas institucionalizadas pela lei e existem coisas institucionalizadas pelo povo, pela praticidade, algo assim democràtico. Desenvolvendo:
1 chino= espècie de uma carona para trechos curtos, voce paga 50 centavos de sol e o cara nao te dà a passagem mas te leva no canto que voce quer
1 sol=passagem convencional, chamado aqui de P(S), tal que P(S)=1 ∀∆S> ∆Schino
Deixando a masturbaçao matemàtica, temos que se aponta o dedo na rua e a van para como se fosse um taxi e faz de tudo para parar, o que è causa consideràvel da loucura que è o trânsito limenho. Como as combis, vans ou como se queira chamar vivem com pressa o cara pàra e fala: "entra, entra" ou "sobe, sobe". Voce mal entra e ela parte te fazendo bater a cabeça se nao tem lugar na frente e se ela tiver teto baixo. 4 vezes por semana eu enfio a cabeça no teto. Subo ràpido e para que nao percebam meu "espanhol" digo: "chino San Marcos", entrego 50 centavos e olho para a janela com cara de quem sabe o que faz.
Mas isso sò quando estou na Plaza San Miguel, onde faço compras, como porcaria de vez em quando e resolvo pepinos de banco, celular e assuntos diversos. De onde moro atè a universidade è um sol mesmo. Porèm, como sempre tenho que fazer compras porque atè agora nao encontrei galoes de 20 litros de àgua e a àgua da torneira nao è nem um pouco recomendàvel (segundo os limeños) pego uma van da universidade atè a plaza e da plaza atè em casa pagando o mesmo 1 sol que pagaria se fosse direto.
Ah...o "bajo bajo, baja baja" è o seguinte: eu falo "bajo bajo" indicando que vou sair, o cara que abre e fecha a porta da van pede para o motorista parar dizendo "baja baja" e me diz "baja baja".
Apesar da loucura que as vans podem representar no transito elas sao responsàvel por deixà-lo dinâmico e o transporte pùblico ser eficiente. Como elas sao baratas, tem muitas e fazem desde caminhos curtos atè longos elas capilarizam o transporte e voce pode sair de Barao e chegar na Francisco Glicèrio sem precisar ir atè o DIC como fazem alguns busoes de Campinas e pagando um preço em conta. Alèm do mais passa um combi a cada 20 segundos onde eu moro, claro que nem todas vao onde quero, mas eu dificilmente levo mais de 2 minutos esperando uma para ir para a faculdade. Nas avenidas mais movimentadas como a Sucre, Venezuela, Universitària e cia você nao passa 2 segundos sem que um passe na sua frente e isso nao è exagero!
Sobre a questao da "institucionalizaçao pràtica" das coisas, pode ser bom, mas para mim as vezes è uma merda. Como nao tenho a menor cara de quem è daqui e quando abro a boca fodiveiz as pessoas querem te cobrar mais no busao, no taxi, na àgua que para estrangeiro è mais cara quando gelada e por aì vai. Nao adianta, eu nao passo por peruano! Eu mal passo por brasileiro! Atè agora apenas um cara que resolveu dar palpite sobre minha nacionalidade nao me chamou de europeu e acertou dizendo que era do Brasil. Ontem um mendigo veio em minha direçao dizendo: "money, money"...
PS: fotos e vìdeos das vans estao por vir

Nenhum comentário: